Renovação é presença feminina

As eleições municipais nas cidades de cobertura do Jornal Ibiá, e que compõem a 31ª Zona Eleitoral, evidenciaram uma divisão entre o desejo de mudança e a aposta na continuidade. Parte dos munícipes desejava renovar o Executivo, enquanto outros escolheram manter os governantes atuais.

Em Montenegro, Gustavo Zanatta e Cristiano Braatz seguirão à frente da Prefeitura por mais quatro anos, com a missão de concluir as obras e iniciativas de seu primeiro mandato, mas também atender a expectativa de iniciar novos projetos. As prefeitas Juliane Bender, de São José do Sul, e Gisele Adriana Schneider, de Maratá, também receberam nova oportunidade de suas comunidades para implementar aquilo que não puderam executar no atual governo.

Por outro lado, municípios como Pareci Novo e Brochier apostaram na renovação de seus governantes. Cristina Reinheimer e Pedro Inácio Rhoden foram eleitos em Pareci Novo, enquanto Pigue e Beto Sacksen assumem a administração de Brochier. O primeiro caso uma clara opção pela novidade. Já o segundo, apesar de alternação no poder, segue uma proposta já conhecida, mas desta vez alicerçada por uma coligação ampla.

Para o Legislativo de Montenegro, diversos novos nomes foram colocados à disposição, e ainda que não tenha sido plena, a mudança foi bastante expressiva. Apenas três dos 10 vereadores da atual legislatura voltam ao plenário. Um destaque histórico é a presença feminina na Câmara, que a partir de janeiro será composta, de forma justa, 50% homens e 50% mulheres.

A representatividade feminina, apesar do feito dos eleitores montenegrinos, ainda segue sendo um desafio. A presença das mulheres é discreta na maioria das vezes, o que aumenta a responsabilidade daquelas que conquistaram uma cadeira.

Elas terão de ser a voz não apenas daquelas que as elegeram, mas também daquelas que não conseguiram chegar ao Legislativo. Pela região, elas também se destacam na majoritária, sendo três, das cinco prefeituras da 31ª Zona Eleitoral, lideradas por mulheres.

A partir de 2025 um novo ciclo terá início! É chegada à hora de tirar as promessa do papel e fazer valer a confiança do eleitor que confiou seus votos a prefeitos e vereadores apostando que esses são os mais preparados para cuidar e melhorar as cidades.

Últimas Notícias

Destaques