O Ibiá de hoje faz uma provocação a cada leitor: refletir sobre o momento atual, tomar as rédeas de condução da própria existência e assumir a responsabilidade pelos seus atos. Tudo a partir da fala do historiador Leandro Karnal, palestrante requisitadíssimo que passou pelo Estado na semana passada. À medida que fala, Karnal abre interrogações na mente de sua plateia. E das suas muitas colocações interessantes, uma se destaca frente ao momento vivido por todos nós.
Karnal lembra que crise – coloque aí a econômica e a política – não decide a vida de ninguém. Ela impacta, obviamente. E é capaz de, como o vento aos barcos, mudar sua direção. Mas o leme segue nas mãos do comandante da embarcação. E somos, cada um de nós, capitães de nossas vidas. Ou não desejamos ser os empreendedores da própria existência? Colocar os próprios erros nas costas dos outros ou, pior, das dificuldades pelas quais a sociedade passa, é nem mesmo tenta mudar o rumo, mesmo vendo-o como ruim.
O historiador se refere ao País quando afirma ser ruim fixar-se demais nos fatos e nas pessoas do presente, afinal, maus políticos vão e vêm. O foco de cada um deve ser as próprias vidas e atitudes. Mas vale ao nosso contexto local. Os montenegrinos estão levando, neste momento, uma rasteira na própria autoestima graças aos seus políticos. Podemos chorar ou, então, tentar avançar cada um no próprio projeto de vida e, através das individualidades, qualificar o coletivo. O que você prefere?