Preste atenção

A digitalização do mundo abriu novos horizontes a serem explorados quase que de maneira inesgotável, tanto no setor comercial quanto nas comunicações – citando apenas dois grandes exemplos. No entanto, ao passo que as possibilidades são infinitas àqueles que pretendem empreender (ou estar mais bem informados), a internet também nos impõe desafios que antes eram inimagináveis. Antes da popularização do celular, por exemplo, não se ouvia falar em golpes telefônicos que tiravam centenas e até milhares de reais dos desavisados. Hoje, o nosso país virou um paraíso de estelionatários.

Somente em alguns municípios da região, mais de 200 casos foram registrados em 2022. Algo assustador para quem tem familiares vulneráveis, como idosos e pessoas com baixa escolaridade. Embora não sejam as únicas vítimas, essas pessoas tendem a ser os mais procurados pelos bandidos, por caírem facilmente nas conversas que, muitas vezes, são bem elaboradas. Mas não são somente eles que precisam estar atentos. Recentemente, até a imagem do prefeito de Montenegro foi utilizada como ferramenta pelos estelionatários, que aplicaram um golpe volumoso em uma empresa local, mostrando que até as pessoas mais preparadas, que são treinadas para desconfiar, estão sujeitas a caírem nas emboscadas dos criminosos.

Enquanto não há leis rígidas de segurança online, ou mesmo adequação das polícias para que esses crimes possam ser devidamente combatidos, é preciso redobrar a atenção e jamais fornecer dados ou efetuar pagamentos via redes sociais. Mesmo que um familiar ou amigo próximo esteja solicitando. O ideal é sempre entrar em contato com essa pessoa antes de fazer qualquer movimentação financeira, para não correr o risco de ser mais uma vítima.

Últimas Notícias

Destaques