O ano está chegando ao fim e, certamente, esta semana que se encerra é a mais difícil da história do Ibiá. Em pleno dia de Natal, o Jornal sofreu um duro golpe, com a invasão hacker que comprometeu grande parte dos arquivos e documentos. Com um pedido de resgate fora da realidade de uma pequena empresa de comunicação, os dados foram criptografados, comprometendo todas as informações de contas a receber, contas a pagar, cadastro de assinantes, cadastro de anunciantes, relatórios de rotas de entrega, arquivos de páginas, matérias, arquivos de fotos, anúncios, artes, emails, enfim, o nosso passado e o nosso presente não existem mais. Esta situação demandou grande esforço de toda a equipe administrativa, comercial, de redação e paginação, para que tudo continuasse dentro da (possível) normalidade aos leitores e ouvintes/expectadores.
Em meio ao caos, no entanto, outro fator se sobressaiu: o abraço da comunidade em toda a equipe do Ibiá. Esse afago veio de forma virtual, através de comentários nas redes sociais, pelo telefone e até mesmo pessoalmente. Muitas pessoas, dentro de suas possibilidades, mostraram solidariedade diante do momento, ofertando ajuda, compartilhando a nota oficial do jornal, colocando o Ibiá em suas orações – dentro das mais variadas crenças. Além disso, fontes, leitores e clientes reforçaram a importância do Ibiá em suas vidas e para a história de Montenegro.
Esta grande corrente nos dá forças para recomeçar, para acreditar que é possível superar, juntos, qualquer desafio, com a comunidade ao nosso lado. Hoje, mais do que em qualquer momento em nossa história, precisamos da colaboração de cada cidadão, mas já somos imensamente gratos por todas as demonstrações de afeto e força.
Até o momento, não temos como calcular a extensão da gravidade e consequências deste crime do qual fomos vítimas, tampouco o que custará para a continuidade do Jornal Ibiá. As nossas primeiras ações para tentar recuperar os dados não tiveram êxito. Nestes últimos dois dias, nosso esforço tem sido feito no sentido de buscar partes e dados ignorados pelo hacker. Qualquer resquício de informações poderá ser a base do nosso recomeço.
Na próxima semana, lançaremos uma campanha de ajuda financeira com objetivo de angariar recursos necessários para restaurar a base que precisamos para continuar nosso trabalho. Temos confiança que os nossos assinantes, leitores, anunciantes e comunidade nos estenderão apoio neste cenário de grande dificuldade.