O prêmio Mulheres que Brilham, desenvolvido há três anos pelo Jornal Ibiá, é uma forma de reconhecimento à dedicação das mulheres que desempenham papeis de destaque e contribuem para o desenvolvimento da nossa sociedade. O processo de escolha dessas mulheres envolve, em primeiro momento, as entidades ou empresas que elas representam e, na sequência, a população em geral. Essa é a oportunidade que todos têm para refletir sobre a importância delas e de dizer: “obrigada por tudo que você faz por nós”.
O semblante alegre das premiadas durante as cerimônias das primeiras edições, exprime um sentimento oculto. Embora exerçam suas atividades sem fins de obter fama, saber que seu esforço é reconhecido é algo gratificante para elas. Pioneiro neste tipo de reconhecimento à mulher montenegrina, ao final da votação popular, o Ibiá apresenta as 12 mulheres mais lembradas pela sociedade local. Contudo, o número de indicações elegeria outras dezenas de mulheres que iluminam caminhos por onde passam. Valorizar o esforço de cada uma dessas mulheres e as mudanças que promovem de forma coletiva, é fundamental para incentivar a luta de outras guerreiras.
Todas as mulheres fazem, ao seu modo, a diferença no meio onde estão inseridas, seja no mercado de trabalho ou em seus próprios lares. A dona de casa acorda cedo para limpar, lavar, passar e preparar o almoço para esperar o retorno de sua família. A mãe passa noites acordada cuidando do filho. São tantas as atividades que as mulheres desempenham sem terem o reconhecimento que merecem. Cabe a cada um de nós, dentro das empresas ou residências, demonstrarmos orgulho e gratidão àquelas que não receberam o prêmio Mulheres que Brilham, mas que são campeãs por tudo que representam para seus colegas e familiares.