Passados os brindes, desejos, ceias e fogos (que não foram tão silenciosos quanto deviam) é hora de efetivamente olhar para 2022 com mais atenção. Por mais que queiramos coisas boas e façamos esforços para que, na base do pensamento positivo, as coisas caminhem para a realização, temos que também deixar um pouco os desejos de lado e olhar para o que o ano deve nos trazer. Só assim poderemos ficar “de olho” e fiscalizar se tudo está ocorrendo da forma esperada. É mais ou menos como você, provavelmente, faz com as suas metas de ano novo. Por mais que sonhe coisas mirabolantes, você sabe que é mais fácil realizar os objetivos se organizá-los em metas possíveis e ir, de tempo em tempo, conferindo a execução delas.
É por isso que, a cada início de ano, o Ibiá publica uma matéria sobre as perspectivas para os próximos 12 meses. São promessas feitas, obras iniciadas, festas previstas, conquistas dadas como certas e boas notícias que estamos loucos para comemorar, mas que, ainda, precisam de um último acontecimento para serem oficializadas. Deixamos elas bem evidentes para que você leitor acompanhe junto com a gente quais perspectivas existem para Montenegro e região. A Emei Centenário será concluída em 2022? O Domingão irá reabrir em breve? Teremos o prazer de ver a Transcitrus finalizada em todos os nossos municípios. O plano de contenção das cheias do Rio Caí irá avançar? Essas e tantas outras questões são vitais para o avanço das condições de vida das nossas comunidades.
É claro que os imprevistos acontecem e o imponderável podem surpreender a todos. Quem, lá em 2019, imaginava que passaríamos dois anos lutando contra uma pandemia e, já entrando 2022 ainda não poderíamos dizer que a Covid-19 é definitivamente coisa do passado? Ninguém, é óbvio, esperava por isso. E os gestores tiveram que adaptar os planos. Por isso que uma perspectiva não é exata, coisas boas e ruins podem surgir no meio do caminho. Porém, o imponderável não pode servir de desculpa ao não planejamento. Ao contrário, precisamos planejar muito bem tudo o que passível de organização para lidar de uma forma mais eficiente com os imprevistos. 2022 está começando cheio de boas perspectivas. Vamos observar como e quando eles deixarão os planos e passarão à realidade nos 12 meses que nos esperam.