Nesta edição, o Ibiá apresenta o último caderno Olho d’Água / Vida Mais Sustentável de 2021. O projeto, que há 10 anos propõe atividades e reflexão a todos os públicos, visa fomentar a consciência ambiental. Além das reportagens, já houve ações práticas junto à comunidade, debates e, dessa vez de forma inovadora, oficinas de artesanatos com materiais recicláveis. Ao longo desse ano, foram produzidos vídeos em que as artesãs e professoras eram protagonistas da conscientização ambiental.
Nas páginas 7, 8, 9 e 10 de hoje, no entanto, as matérias mostram que, para além de preservar a natureza e ajudar os recursos a se renovarem, a conscientização ambiental também significa preservar a própria saúde. Atitudes como comprar em empresas locais valorizam o comércio da nossa região e também contribuem para que menos gases poluentes sejam emitidos na atmosfera pelo transporte das cargas.
Consumir de empresas que conhecemos também é uma atitude ambientalmente correta, mas que vai além disso. Garante que saibamos que produtos estamos colocando em nossas casas, se eles são produzidos de forma respeitosa com a natureza e se não há trabalho escravo, por exemplo, envolvido no processo. E até atitudes simples, como limpar a caixa d’água corretamente, evitam o desperdício de um importante recurso natural, mas também economizam dinheiro e fazem bem à saúde. Parece banal, mas a atenção a essas decisões pode mover uma cadeia de consequências favoráveis a todos.