Paz no trânsito

Nos aproximamos do final do mês e do Maio Amarelo de 2022. Apesar de não ser uma novidade, foi apenas nesse ano que algumas pessoas se deram conta da importância de refletir sobre o assunto. Depois de dois anos com as pessoas viajando menos, parte dos trabalhadores em home office e escolas fechadas, nos últimos meses o trânsito tornou-se muito mais intenso. Com isso, temos mais registros de acidentes e o crescimento do estresse infelizmente já comum em nossas ruas e estradas.

São muitos os fatores que contribuem para um trânsito mais ou menos seguro. A quantidade de veículos – e aqui é válido lembrar que contam muitos outros além dos carros, como ônibus e bicicletas –, a manutenção das vias, o estado de conservação dos veículos, os órgãos de fiscalização, a formação dos condutores, e o respeito às regras de trânsito podem ser citados como os principais. Cada vez que surgem falhas em algumas dessas questões cresce a chance de acidentes graves ocorrem. O pior dos desfechos é, sem dúvida, as mortes ocorridas em fortes colisões. Mas há outras estatísticas também muito graves. Pessoas que sobrevivem, mas ficam com graves sequelas. Questões com as quais as vítimas terão de lidar por toda a vida.

O Ibiá, em todas as suas plataformas, realizou uma campanha de conscientização por um trânsito mais seguro. Na última quarta-feira, mais uma vez, a Rádio Ibiá Web recebeu autoridades que debateram o assunto. O conteúdo do bate-papo está reunido em matéria publicada na edição impressa de hoje. É mais um esforço para fazer as pessoas refletirem sobre os seus comportamentos no trânsito – incluindo os pedestres – e assim oportunizar mais segurança para todos.

Parte importante nesse ecossistema são as crianças. Educar as novas gerações é a esperança de um trânsito mais seguro no futuro, é claro. Mas, também, é uma possibilidade de, através de suas mentes jovens e livres de maus hábitos, levar para dentro das famílias um comportamento mais seguro e respeitoso no trânsito.

Não será um debate, uma reportagem ou uma atividade anual que resolverá essa questão. Todos sabemos disso. Mas são as repetidas ações de educação que promoverão as mudanças que a sociedade tanto precisa.

Últimas Notícias

Destaques