Não são raros os momentos em que recebemos provas de que o conhecimento é o caminho; que as salas e laboratórios universitários são celeiros de soluções, com criatividade e visão social humana. Seja em instituições públicas ou privadas, estas deveriam ser consideradas as plataformas de lançamento da maioria dos projetos em prol das pessoas. Mas, ao contrário, criou-se o hábito de superdimensionar os problemas, para depois levá-los para discussões em gabinetes fechados e procurar saídas mirabolantes e milionárias.
Todavia, os estudantes universitários que apresentam um APP ao transporte público de Montenegro revelam a simplicidade, ainda que complexa no que tange seu desenvolvimento, para uma situação de atraso tecnológico. Para tanto, precisaram apenas provar do cotidiano dos usuários de ônibus, conhecendo as queixas que, seguidamente, são levadas as autoridades. Já a reação dos universitários foi bem menos benevolente, e muito mais pragmática. Neste contexto, deveria ter sido considerada ainda a presença da tecnologia digital na vida dos cidadãos, e como diuturnamente influência nas tarefas. Como ninguém havia penso nisso antes? Na verdade, haviam pensado, apenas não tiveram iniciativa para colocar em prática.
É fato que o transporte público de passageiros atravessa uma crise sem precedentes, com redução de passageiros e aumento de custos; enquanto enfrenta com a concorrência de aplicativos, que, justamente, são alternativas surgidas do avanço da tecnologia como ferramenta comum. Além disso, vêem suas receitas caírem devido ao grande número de isenções, que são a única ação dos políticos em relação ao setor nos últimos anos.
Estas verdades não significam que não se deva cobrar da empresa vencedora de concorrência pública que invista em conforto digital para seus usuários. Afinal, não está errado imaginar que uma APP como este proposto pelos estudantes da Feevale, que aproxima oferta e demanda, atraísse mais usuários, tornando a empresa um patrimônio afetivo dos montenegrinos.
O que está sendo oferecido por estes jovens é uma oportunidade de começar a virar esta página; começando pelo acesso ágil à informação sobre este serviço público. Em relação aos usuários, estes esperam aprimoramento no APP, tais como a possibilidade de recarregar o cartão de forma virtual.