A experiência que 15 meninos da cidade estão vivendo na França, defendendo as cores do Fera e de Montenegro, é única. Centenas de garotos do município, que jogam futebol, têm o sonho de estar lá, disputando uma competição internacional, vivenciando culturas distintas e conhecendo lugares emblemáticos. Quem possibilita essa oportunidade memorável para a gurizada são os dirigentes do Fera, os pais e apoiadores, mais ninguém.
Consolidado em Montenegro, o projeto do Fera vem tendo a colaboração de pais e patrocinadores para remar o barco e proporcionar momentos inesquecíveis para a garotada. A viagem para a França é um sonho realizado por todos, dos atletas aos treinadores e familiares. O resultado dentro de campo, em si, pouco importa, o que deve ser valorizado é a experiência e o aprendizado que a gurizada tem adquirido em solo europeu.
Muitos meninos já representaram o Fera neste torneio. Neste ano, é a vez da categoria 2005. Nas próximas edições, a gurizada mais nova terá sua oportunidade. No entanto, não são todos que recebem essa chance de ouro. É nessa hora que a Administração Municipal deveria entrar em ação. Contudo, a Prefeitura deixou de repassar recursos para o projeto há mais de um ano, impossibilitando a participação de alguns atletas nas competições e viagens, e inclusive brecando a entrada do Fera em campeonatos – como no Gauchão Noligafi deste ano.
Uma pena, já que o esporte promovido pela escolinha não é focado apenas na formação de bons atletas, mas também de bons cidadãos, educados, estudiosos e disciplinados.