A palavra pai vem de pater, uma expressão em latim que também dá origem ao vocábulo padre. Expressões com vínculo religioso usualmente fazem uso da palavra. O Pai eterno é Deus, aquele que a todos guia e orienta. Capaz de amparar a todos os filhos. Entre os homens, nesse final de semana, celebramos o Dia dos Pais, aquele que, junto ao filho que pôs no mundo, recebe também toda a responsabilidade de guiar, orientar e amparar esse ser, do nascimento até a fase adulta, fazendo dele um homem ou uma mulher de bem.
A figura do pai para cada pessoa tem um significado diferente. A alguns, é sinônimo de saudade. Para outros, remete a reencontros e fraternidade. Há aqueles que têm no pai biológico um espelho que reflete o seu futuro. Outros não se enxergam fisicamente, mas carregam no caráter e no pensamento as marcas da criação. A genética nada ou pouquíssimo tem a ver com o amar e o educar de um filho. Ao apagar das luzes, o que fica são os ensinamentos daquele que lá estava, dos primeiros passos ao fim da própria vida.
Hoje o Ibiá homenageia a todos os pais. E lembra que a maior realização de um homem é olhar para os filhos e ver neles o resultado de anos de convivência. Poder orgulhar-se dos filhos é o presente mais fantástico que um homem deseja. Que hoje – e nos demais dias do ano – cada filho tente ser alguém de quem seu pai tenha orgulho.