Independente da área em que atua, você deve valorizar o seu emprego. Segue complicado conseguir ingressar no mercado de trabalho no Brasil. Em Montenegro, não é diferente. Mesmo que o índice de desemprego no País tenha caído no último trimestre do ano, muitos brasileiros buscam alternativas para não ficarem parados. O mercado informal tem sido a principal alternativa.
A queda de 13,1% para 12,4% na taxa de desemprego no trimestre encerrado em junho foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Apesar disso, o número absoluto de pessoas com carteira assinada no Brasil é o menor registrado nos últimos seis anos.
Por isso, é cada vez mais importante a qualificação para se encaixar no mercado de trabalho. Cursos técnicos e de idiomas são essenciais para se diferenciar. A experiência também conta, mas o principal aspecto para conseguir um emprego é a persistência. Quem realmente pensa em trabalhar tem de ir atrás das oportunidade e não desistir, mesmo que esteja extremamente complicado, devido ao atual cenário econômico do País.
A tendência é a de que o quadro melhore, mas quem está parado não pode esperar porque precisa colocar comida na mesa. A única alternativa é empreender e fazer a escolha pela ação. Nada cai do céu.