A primeira fase do projeto Notas da Quebrada encerrou já com perspectiva de ampliação. A experiência que nasceu do sonho de, através da arte, promover inclusão social e transformação nas periferias pobres de Montenegro, agora é uma realidade que agrega cerca de 50 crianças e tem muito mais de 100 na lista de espera. São jovens de diversos bairros, com realidades distintas – muitas vezes inimagináveis àqueles habituados às facilidades de residir nas regiões mais centrais – e com algo em comum: o impacto da música nas suas famílias, na autoestima e até no rendimento escolar.
Embora o trabalho com os jovens tenha durado apenas três meses, alguns efeitos importantes já puderam ser sentidos. Entre eles, foram destacados, no evento de estreia, a socialização de crianças e adolescentes que, nos primeiros encontros, eram tímidos e inseguros no novo ambiente, mas que, após os sucessivos ensaios, apresentaram-se no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, um dos mais importantes do Estado, com desenvoltura de grandes artistas. Agora, esses mesmos jovens sentem-se mais confiantes, e isso reflete, por exemplo, na escola. Seu aprendizado teve melhora, sobretudo no que diz respeito ao interesse e ao cumprimento de responsabilidades por parte dos alunos, de acordo com os relatos coletados pela coordenação do projeto junto aos professores dos jovens músicos.
Para além disso, a Cufa Montenegro – executora do projeto – cumpre, mais uma vez, seu papel primordial: o fortalecimento de famílias das favelas, onde a potência muitas vezes é suprimida pela falta de visibilidade, oportunidade e incentivo. Mas, como todos projetos sociais, eles não se fazem com apenas um par de mãos. Depende de voluntários, professores, coordenadores, equipes de apoio e, principalmente, agentes financiadores – empresas e órgãos públicos.
Assim, ao acreditar nessas crianças e adolescentes, a entidade agrega parceiros e empodera mães e pais, que vêem nos seus filhos a chance de realizar sonhos, produzir beleza e encantar os ouvidos de todos aqueles a quem a arte pode alcançar. Cada nota entoada nas quebradas simboliza a batida de um coração repleto de grandes perspectivas, de força e de esperança em um presente melhor e um futuro grandioso.