A comunidade de Montenegro deve se sentir privilegiada por contar com a Fundarte. Inclusive, deveria aproveitar muito mais os espetáculos promovidos pela entidade. Um tesouro cultural que faz justiça ao título Cidade das Artes, levando seu nome para o Brasil, para o mundo, através dos milhares artistas que formou. Uma consagração coletiva que é confirmada pelo sucesso individual de seus alunos.
E este é um legado que não surgiu por obra do acaso, tampouco com carimbo de partido ou ideologia política. A Fundação Municipal de Artes de Montenegro é a concretização de muitos sonhos, sonhados por artistas que souberam entender a relevância da cultura na vida de cada ser humano que toca. Pessoas como a professora e musicista Therezinha Petry Cardona, que, acima de tudo, defende o papel da arte no desenvolvimento de uma cidade.
Ao perceber que a Fundarte precisava de instalações para além do Centro Cultural de Montenegro, ela pensou na garantia de mais autonomia e de qualidade no ensino. Mas, sobretudo, pensou em um espaço para a cidade. Foi uma ousadia que somente visionários são capazes de sustentar. Um protagonismo no qual a professora não se encontra isolada.
A Fundarte sempre foi pensada por mulheres e homens dedicados, apaixonados pela arte e entusiasmados com sua contribuição à formação humana. E não como resultado, mas como meio pelo qual fomenta sua missão, a edificação que se ergue imponente no Centro da cidade completa 20 anos. Essa sede por si só já é motivo de orgulho, pois tem comparativo em pouquíssimas cidades pelo Brasil.
E como uma melodia sem elementos ficcionais, a Fundarte deve ser, além de tudo, exemplo. É assim que se constrói um legado! É assim que se fortalece, une e desenvolve uma comunidade. O trabalho preciso ser sério, organizado e livre de amarras. O objetivo deve ser unicamente a promoção do bem estar coletivo. E, ainda que seu nome esteja na porta de um teatro, no final do processo o que mais importa é ter tocado as pessoas de uma forma que suas vidas sejam qualificadas. Que além da pessoa, a lembrança na placa seja de dedicação visando a excelência. Montenegro tem a Fundarte, e a Fundarte tem os montenegrinos!