Melhorias na infraestrutura e na oferta de serviços públicos são essenciais quando bem planejados, para garantir qualidade no atendimento. No entanto, qualquer mudança precisa ser cuidadosamente estudada e aplicada de maneira criteriosa, de forma a evitar impactos negativos aos cidadãos. Um exemplo que ilustra essa necessidade é a transferência do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Montenegro para um novo endereço. Embora tenha como objetivo a ampliação dos serviços e melhoria da infraestrutura, a mudança gerou preocupações entre os usuários, sobretudo quanto ao novo endereço, em um local afastado do Centro e de mais difícil acesso aos montenegrinos.
A justificativa para a transferência do CEO é mais do que válida: ampliar o número de consultórios, oferecer mais profissionais, incluir novos equipamentos como um aparelho de Raio-X e melhorar o conforto dos pacientes na sala de espera. Essas melhorias são essenciais para a qualidade do atendimento, reduzindo o tempo de espera e garantindo que mais pessoas tenham acesso ao serviço de forma rápida e eficaz. São melhorias importantes e, há muito, aguardadas pelos usuários do serviço, oferecido de forma gratuita à população.
Vale destacar que a localização do novo espaço facilita o acesso para pacientes de outros municípios atendidos pelo Cis-Caí. Moradores de Pareci Novo, e arredores terão a comodidade de não precisar se deslocar pela área central do município para chegar ao CEO. Porém, para aqueles pacientes residentes em bairros mais distantes de Montenegro, o deslocamento até a antiga fábrica da Antárctica é motivo de preocupação. A previsão de linhas urbanas com disponibilidade de ônibus até lá é necessária, visto que muitos usuários do serviço não dispõem de veículo próprio e nem, muitas vezes, recursos para pagar um transporte particular, o que pode desencadear desistência dos atendimentos, se esta solução não for adequada às necessidades desta parcela da comunidade.
Mudanças são necessárias para o progresso, mas precisam ser feitas com responsabilidade. Ao modificar a estrutura de atendimento, é essencial que haja um planejamento estratégico que minimize impactos negativos. Isso inclui transporte acessível para todos os usuários e ampla divulgação das mudanças à comunidade.