Carregada de celebrações e simbolismos, a Semana Santa é um período importante, principalmente para os cristãos, pois remete a acontecimentos de grande significado, a morte e ressurreição de Cristo. Cada dia da semana, que iniciou com o Domingo de Ramos, tem sua referência, seu sentido de existir.
Com o passar dos anos, no entanto, o comércio vem aproveitando a data e costumes que a cercam para incrementar as vendas. Embora o consumo de peixe seja saudável o ano inteiro, é na Sexta-feira Santa que ele se torna o prato principal da mesa, assim como o chocolate se destaca como presente no domingo de Páscoa.
O sentido da data, no entanto, vai muito além desse aspecto comercial. Os símbolos da Páscoa remetem à reflexão com palavras chaves como vida, passagem, recomeço.
Independente de religião ou credo, portanto, o período é oportuno para que cada um reflita sobre o que está fazendo com a sua vida, qual sua atuação na comunidade, na escola, no trabalho, na sua cidade, estado e país. Enfim, em qual seu desempenho como cidadão na construção de um mundo melhor.
O homem nasceu para viver em coletividade, mas não raro age como se estivesse em uma ilha. Para muitos, o egoísmo ainda é um grande obstáculo a ser vencido. E querer vencê-lo é o primeiro passo.
O dia em que o cidadão pensar mais em prol da coletividade, em agir com o outro da forma que gostaria que agissem com ele próprio ou com as pessoas que lhes são queridas, teremos um mundo mais solidário, justo, e, por consequência, mais feliz. Sempre é momento para repensar atitudes e recomeçar.