Medalha de ouro em cidadania

Nada supera o esporte no que diz respeito à formação de cidadãos capazes de construir um mundo melhor. Ele ensina a se superar, a encarar as dificuldades como desafios, a ver a vida como pódio, no qual, para chegar ao topo o único caminho é se esforçar mais do que os outros. Muito mais do que competidores nas mais diversas modalidades, o esporte tem a capacidade de formar pessoas de alto nível. Medalhistas em modalidades como respeito e educação.
Definitivamente, os esportistas só nos trazem orgulho, independente de medalhas e troféus. Um exemplo disso veio do interior de Montenegro. O jovem João Pedro Thomé, 14 anos, aluno da Escola Maria Josepha Alves de Oliveira, na localidade de Porto dos Pereira, é destaque no arremesso de peso e disputará a etapa regional dos Jogos Escolares, nesta segunda-feira, em São Leopoldo.
Não sabemos o futuro de João Pedro. Estará presente nos mundiais de atletismo? Será que ele irá ao Panamericano? Irá se tornar um medalhista olímpico? Tudo isso ainda faz parte apenas do futuro. E caberá apenas a ele decidir se quer estes desafios para sua vida. Mas, mesmo que ele não siga esse caminho, sabemos hoje mesmo que o esporte marcou sua vida. E que o tornou um cidadão melhor. O esporte, pelas mãos dos professores. Parabéns a esses verdadeiros mestres, que tiveram a grandiosa ação de ensinar a um jovem o valor do esporte.
Caso a educação física fosse melhor trabalhada – com investimentos superiores – em nossas instituições de ensino, o Brasil não apenas seria um destaque nas mais diversas modalidades como não teríamos os mesmos problemas de disciplina nas escolas. Não há dúvidas, de que isso também se refletiria no retrocesso da criminalidade. Uma criança bem orientada, que sonha com crescer na vida através do esforço e do trabalho, não cai nas mãos do tráfico. Pena que não é assim. E que casos como o retratado no Ibiá de hoje ainda são mais raros do que deveriam. Ainda, a esperança segue esperando por mais meninos como o João, que transformam pedras em oportunidades.

Últimas Notícias

Destaques