A assinatura do convênio entre o IPE Saúde e o HM Regional é uma grande notícia, dada às vésperas dos 93 anos da principal instituição de saúde pública do Vale do Caí. O acordo beneficiará cerca de 1.600 conveniados que não tinham uma referência em atendimento pelo Instituto Previdenciário do Estado, desde que o acordo com o Hospital Unimed Vale do Caí havia sido cancelado, em setembro de 2023. Neste período, era necessário o deslocamento até Porto Alegre para atendimento de beneficiários e dependentes. Em casos de emergência, o HM já era a referência, por ser 100% SUS.
A promessa é de que o HM não deixa de ser 100% SUS, mesmo atendendo aos conveniados. Isso garante a entrada de uma renda extra ao hospital. Também há a garantia de que os novos atendimentos não impactarão na assistência já conferida aos pacientes do Sistema Único de Saúde. São afirmativas que, esperamos, tenham vindo depois de minucioso estudo. De toda forma, os servidores, pensionistas e aposentados do Estado, merecem a comodidade de um atendimento médico de qualidade próximo de suas casas.
Esta é mais uma etapa da ampliação do hospital que, em 2023 já havia anunciado importantes passos, como a conclusão da reforma do Pronto Socorro, a retomada dos serviços de Ortopedia/Traumatologia, a ampliação dos municípios de referência, de 14 para 30 e a certificação de Eficiência Clínica conferida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) à UTI do HM. Há poucos anos, o HM era lembrado apenas pelas imensas filas de espera em seu Pronto Atendimento e pelas dívidas homéricas. Agora, para além de ampliações físicas e de atendimento, hospital é, também, referenciado pelo incentivo à doação de órgãos e pela estrutura que possibilita a capacitação a atendimentos especializados. Sim, ainda há muito a melhorar – como em qualquer atendimento público. Mas é importante reconhecer o trabalho desenvolvido e orgulhar-se desta instituição genuinamente montenegrina.