Nos últimos dias, a população de Montenegro teve notícias que lhe permitem um pouco mais de esperança pela concretização de um grande objetivo: ver o Cais do Porto das Laranjeiras se tornar o ponto turístico que ele merece ser. Como todos sabemos, o belíssimo cartão postal de Montenegro está não apenas precisando ser embelezado em alguns trechos como, principalmente, enfrenta sérios problemas em sua estrutura.
As boas notícias dizem respeito ao avanço nos projetos de restauro. Trecho da Ramiro Barcelos, da Fernando Ferrari até o Rio Caí deverá ser revitalizado com recursos do Ministério do Turismo. A obra, que deve começar no primeiro semestre de 2022, prevê uma ciclovia, acessibilidade, sinalização viária, paisagismo e novo mobiliário em todo o trecho. E o resultado deve orgulhar os montenegrinos. A outra boa notícia é o anúncio da nova etapa de revitalização no Cais do Porto das Laranjeiras, em projeto que abrange desde a ponte de acesso ao Baixio até a altura do Bar Beira Rio. Isso considerando aumento do calçadão e ciclovia, entre outras melhorias que serão um convite à população para que utilize e preserve o local.
Apesar da alegria pelos bons anúncios, é preciso lembrar que nenhum deles contempla o que é, na realidade, a demanda mais urgente. Inclusive por questão de segurança da população, além da preservação do patrimônio histórico e cultural do município, a principal preocupação no nosso cais é com a estrutura do talude. Ele está com visíveis e crescentes rachaduras, que colocam em risco as centenas de pessoas que caminham ou se sentam no local para tomar chimarrão diariamente.
Há dificuldades, é claro, e justamente por se tratar de um local tombado como patrimônio histórico. Segundo a administração municipal, até mesmo para conseguir simples orçamentos para a realização do serviço, estão tendo dificuldades. Ou seja, não serão muitas as empresas dispostas a assumir o serviço, o que, por óbvio, já faz subir a expectativa de custo. É claro que podemos festejar o avanço das melhorias anunciadas, mas elas não podem ofuscar o mais urgente. Até porque, quem observa o local diariamente percebe que a situação tem piorado, especialmente, a cada episódio de chuva intensa. Tenhamos todos atenção a essa situação.