Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova projeção sobre a expectativa de vida do brasileiro, que alcançou a maior média da história. Atualmente, a longevidade no país está em 76 anos. Na década de 1960, por exemplo, a média chegava em 54 anos. Mesmo com o número histórico da projeção recente, ainda são poucas pessoas que ultrapassam os 100 anos no País.
Montenegro tem alguns exemplos de longevidade centenária, e na edição de hoje do Ibiá, contamos a história de João Osvaldo Ferreira, que completou 106 anos no último domingo. Nascido na cidade, no ano de 1912, ele presenciou o crescimento do município e lembra bem de quando Montenegro tinha somente “duas ou três” residências. A memória de seu João Osvaldo é de dar inveja a muitos jovens.
Para chegar aos 106 anos, não basta só força de vontade. Considerado uma relíquia pela família, seu João Osvaldo é um exemplo para todos. Sua longevidade é fruto de boa alimentação, cuidados com a saúde – durante a entrevista, ele deixou claro que está sempre bem agasalhado e dificilmente se resfria – disposição no dia a dia e ser muito amado.
João ainda relatou à reportagem que enfrentou inúmeros desafios em sua vida, trabalhou muito, presenciou a Ditadura Militar e a Segunda Guerra Mundial, precisou se esconder no mato para não ser pego durante os conflitos, mas, certamente, o maior obstáculo por ele enfrentado foi chegar aos 106 anos, lúcido e capaz de se locomover com as próprias pernas. Para isso, o apoio da família e carinho têm sido fundamentais.