Para sermos sinceros, algumas palavras do cotidiano estamos ouvindo há bem pouco tempo. Uma situação que permite inclusive classificá-las como “da moda”. A maioria gira em torno do coletivo, outra expressão que se tornou De Ordem, ultrapassando em importância a palavra “globalização”, ainda que não se distanciem de forma acentuada.
As novas perturbações que elas significam são imposições dos dias em que vivemos. Surgem da consciência que não somos nada sozinhos, que a ignorância é péssima conselheira e que devemos fugir da rotina como forma de cuidamos de nós mesmos, de nossa saúde.
Nesta edição do Jornal Ibiá encontramos temas pertinentes as novas posturas sociais. Primeiro temos o exemplo das escolas, neste caso nos referindo as públicas, que dispensam detalhamento a respeito de sua criatividade e importância ao alicerce do tecido social. Para ser mais exato, esta pauta deve ser lida como sendo a importância da Educação, do Conhecimento na formação do ser humano.
As feiras literárias, assim como científicas ou artísticas ou de esporte, abrem a mente das crianças e dos adolescentes para a busca pelo saber; sem mencionar que incentiva que sejam profissionais criadores e disseminadores do saber. Nos livros não há dúvidas. Há somente respostas, ou, se preferir, há caminhos. Desde cedo em sua vida, e neste que o primeiro espaço social de todos, os estudantes tem seus sentidos aguçados pelos professores, despertando censo crítico, independência, cidadania e iniciativa.
Estes predicados são capazes de conduzir cidadãos ao sucesso, inclusive através do empreendedorismo, elemento fundamental por trás do desenvolvimento das cidades. O tema está presente na entrevista do último programa Prefeito Tá On, na Rádio Ibiá Web. Certamente não há um alguém que já não saiba que o conhecimento é pilar insubstituível para o fortalecimento da comunidade.
Por fim, chegamos ao assunto em que o saber, sobretudo adquirido de fontes oficiais, tem capacidade de salvar vidas. O próprio Outubro Rosa tem a função de educar a respeito do Câncer de Mama, falando do preventivo. Inclusive essa é uma meta da classe médica, que as pessoas saibam mais a respeito de seu corpo. A nova ordem é viver bem e ser feliz!