Jovens mais críticos e conscientes

Desenvolver o censo crítico, espírito de liderança, consciência social e de gestão é importante, tanto na escola, como no trabalho e, enfim, no exercício diário da cidadania. Nesse sentido, a ONG Parceiros Voluntários, em parceria com os tribeiros, promoveu um jogo sobre políticas públicas para alunos das escolas de Montenegro e Porto Alegre.
A atividade ocorreu nesta segunda-feira, no Colégio A.J. Renner. Realizado pela primeira vez na cidade, o game Cidade em Jogo ainda oportuniza aos estudantes uma noção de gestão pública, administrando uma cidade como “prefeitos”. O projeto já ocorreu em 40 escolas do Estado e busca aproximar os adolescentes da política e da vida adulta.
A atividade ocorre em um período ainda marcado pelo clima eleitoral, um dia após o primeiro turno do pleito, quando foram escolhidos senadores, deputados estaduais e federais, além da definição para segundo turno na escolha do governador e presidente da República. E no primeiro dia da corrida dos candidatos na busca da vitória no dia 28 de outubro.
Embora para muitos brasileiros a política do país seja vista com descrédito, a participação é necessária e os jovens não podem ficar de fora. Pelo contrário, devem ser estimulados a pensar sobre o papel de um gestor público. E o game Cidade em Jogo contribui para preparar os jovens para o futuro, inclusive para exercer o direito ao voto, pois analisar propostas e a viabilidade de serem colocadas em prática é fundamental para não se deixar levar por planos de governo meramente eleitoreiros.

Últimas Notícias

Destaques