Informação também salva

Em meio a uma tragédia de dimensões estaduais, a informação de qualidade é um fundamental. Seu valor está, sobretudo, na preservação de vidas, através de orientação, dos serviços e da preponderância da verdade dos fatos. Sempre taxada com termos como ‘ouro’ e ‘instrumento de Poder’, é um direito público e gratuito realizado por profissionais comprometidos com o ideal da Comunicação livre, usando como fonte autoridades e especialistas comprovados em áreas que norteiam as ações durante uma crise como essa catástrofe climática que açoita o Rio Grande do Sul.

Desde o dia 29 de abril a equipe o Jornal Ibiá está mobilizada, em escala de turnos extraordinários e com apoio dos setores administrativo e comercial/circulação. A missão se sobrepôs ao cansaço e às necessidades pessoais, inclusive pelos profissionais que sofrerem com as mesmas tormentas dos demais cidadãos de Montenegro e Pareci Novo. Mas ficar atento 24 horas para não deixar passar nenhuma informação fundamental ao povo injeta ânimo. Essa profissão é um compromisso com o “tornar comum a todos” (Comunicação); que é incorporado pela empresa Jornal Ibiá.

Nesta edição entregamos mais um destes serviços prestados, ao gravar em texto e imagens – e de forma definitiva – este capítulo da crônica do Vale do Caí. Embora de imensa tristeza, em desalento que abate a autoestima, a catástrofe climática de maio de 2024 é um capítulo de nossa história. A esperança é de que recordá-lo será alicerce para mudanças em favor do Meio Ambiente e da qualidade de vida da comunidade.

Assim se usufruirá plenamente de o beneficio do jornalismo imparcial e livre; que em meio à escuridão surge como luz guia aos olhares daqueles que se encontram em momento de desorientação. É nesta direção que deve caminhar o cidadão! Da informação confrontada, verificada e embasada, por este que é um dos Pilares da Democracia.

Da mesma forma, também os meios de comunicação dos governos são os mais confiáveis à população. Gozando plenamente da era digital, o uso de “lives”, vídeos e cards em redes sociais faz papel de voz oficial. Se ao estar tomado pelo medo inerente de uma tragédia o ser humano ainda se deixar dominar pela mentira, então a fatalidade crescerá de forma substancial. Elações acompanhadas de opiniões tem como resultado a criação de ainda mais caos.

Últimas Notícias

Destaques