O Governo do Estado divulgou recentemente a Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). Os dados apresentam diagnósticos sobre a qualidade da educação ofertada às crianças e aos jovens gaúchos através de testes padronizados de desempenho. Assim, é possível verificar se a aprendizagem dos alunos está de acordo com a idade e série adequados. Dessa forma, para além de identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem, os gestores têm ferramentas para compreender e melhorar a educação através de implementação e reformulação de políticas públicas que promovam equidade. Isso oferece oportunidade de melhorias aos alunos e professores, além da possibilidade de realização de mudanças que atendam ao dever do Estado, de oferecer uma educação gratuita e de qualidade, conforme ditam os direitos da criança e do adolescente.
Mais diretamente aos municípios, em termos financeiros, o resultado do Saers impacta na arrecadação, já que é um dos critérios utilizados para subsidiar a política de distribuição do ICMS a partir de resultados educacionais. Porém, para além disso, é preciso olhar com atenção e reavaliar o que pode ser feito para que nossos estudantes tenham melhor desempenho nos próximos anos.
Nos dados referentes aos municípios da área de cobertura do Ibiá, chamam à atenção as barras vermelhas (Nível Básico ou Abaixo do Básico), sobretudo nas avaliações do Ensino Médio – em Pareci Novo, por exemplo, todos os estudantes que participaram da avaliação tiveram esse desempenho em Matemática, no 3º ano do EM. De fato, são dados que precisam ser cuidadosamente estudados para que sejam revertidos. Investimentos em infraestrutura, tecnologia e, principalmente, condições de trabalho dos educadores, para que possam dedicar-se à qualificação e práticas pedagógicas que atendam à realidade dos alunos. Somente assim será possível fazer com que nossa educação esteja em nível adequado ou avançado.