História preservada

Um dos espaços mais queridos pela população de Montenegro, aos poucos, está sendo restaurado e ganhando cada vez mais vida. É a Estação da Cultura que, nos últimos anos, em etapas, tem tido os prédios restaurados e, além disso, com a instalação de um café, passou a tornar-se mais atrativa para que a comunidade ocupe aquele lugar tão importante e preserve a sua história.

A antiga Casa do Chefe da Estação, que servia de moradia para quem controlava a chegada e partida dos trens da Estação Férrea de Montenegro, hoje, 27, é inaugurado após a revitalização. Assim como já ocorreu com outros prédios do complexo, o restauro foi possível pelo trabalho dos integrantes da Entidade de Filantropia, Cultura e Arte (Efica) e apoio da Braskem, via Lei de Incentivo à Cultura.

A Casa do Chefe conta agora com um salão para cerca de 80 pessoas, além de outros espaços, que poderão ser utilizados para diversas atividades. O objetivo é que ali ocorram palestras, reuniões, oficinas e apresentações culturais. Claro que tudo isso terá de esperar a pandemia passar. Mas, quando a vida voltar ao normal, poderemos ver as crianças de nossas escolas terem na Estação da Cultura, um local onde o conhecimento circula e a história de Montenegro é perpetuada. Nos finais de semana, o Complexo da Estação estará cheio de famílias novamente, descansando, brincando, consumindo e interagindo. Trazendo vida ao local. A Casa do Chefe ainda terá banheiros externos, que poderão ser utilizados pelos visitantes, inclusive em eventos, uma antiga carência do complexo. Outra ótima notícia diz respeito às questões ambientais. Foram instaladas 56 placas fotovoltaicas, gerando energia limpa.

As reformas no espaço são uma ótima notícia. Principalmente porque são uma realização concreta e não um projeto. Nos últimos anos, muito foi feito. E mais ainda pode vir. Importantíssimo, porém, é a população se conscientizar que aquele lugar é de todos e cuidar cada vez mais. Após muitos anos de abandono e um incêndio, Montenegro esteve próximo de perder parte da sua história. Agora a vê bela e restaurada novamente. Junto com a boa notícia vem a responsabilidade. Manter as salas bem cuidadas. Zelar pela limpeza dos banheiros. Separar o lixo nas lixeiras adequadas que o local tem. Há muitas formas. Todas fáceis. Todas acessíveis a cada cidadão. Basta tratar com carinho o espaço do qual temos tanto orgulho. Parabéns a todos os que trabalharam que esta restauração ocorresse. Agora é com todos. Agora é cuidar.

Últimas Notícias

Destaques