Na última quinta-feira, 31 de março, completou 22 anos que Montenegro e as cidades de toda a região passaram a contar com o Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC). Motivo de orgulho para a classe médica e de tranquilidade para o Vale do Caí, o HUVC foi o primeiro hospital próprio de uma Unimed do Rio Grande do Sul. O projeto só foi concretizado graças à união e a coragem dos médicos cooperados da época. A ousadia deles, no ano de 2000, rende frutos até hoje, com a unidade sendo uma referência no atendimento em saúde da região e do Estado.
A ideia de ter um hospital próprio da Unimed Vale do Caí é antiga e remete à primeira assembleia da cooperativa, em 1972. O tempo foi passando, as demandas aumentando, até que um hospital completo se fez necessário e concretizado. Depois, os avanços seguiram como a abertura da UTI Neonatal, em fevereiro de 2016, que já abrigou bebês de todo o Estado, sendo decisiva para salvar suas vidas e dar tranquilidade aos pais. Como os avanços não param, agora a ampliação do hospital, com novo prédio, volta a encher de orgulho a todos.
Ter um hospital – seja ele público ou privado – numa cidade significa ter uma população melhor assistida, com alternativas mais eficazes no caso de uma emergência. E ter instituições de saúde significa investimentos na cidade seja na formação da mão de obra ou na prestação de serviços de saúde. Quantas pessoas vêm a Montenegro em busca de serviços de saúde que não encontram em suas cidades ou regiões? Ou, no raciocínio inverso, quantas pessoas deixariam o Vale do Caí em busca de serviços de saúde em Porto Alegre ou São Leopoldo não fosse o HUVC? Além do desgaste que isso evita ao encurtar distâncias, são recursos que ficam por aqui.
Montenegro deve festejar poder contar com o Hospital Unimed Vale do Caí, assim como comemorar a existência do Hospital Montenegro 100% SUS. Se não contássemos com o HUVC, possivelmente, em muitas urgências, teríamos uma maior sobrecarga nos atendimentos do HM. Os dois fazem parte de uma engrenagem que precisa funcionar bem.
Parabéns aos ousados profissionais que, há mais de duas décadas, colocaram de pé o HUVC. E parabéns às corajosas lideranças atuais que dão continuidade a esse sonho. Investir em saúde é oferecer qualidade de vida à população. Que venham muitas outras ousadias.