Fortalecimento à identidade cultural

As associações de artistas e artesãos desempenham um importante papel na promoção e fortalecimento de atividades artísticas, além de impulsionar a visibilidade do que é produzido nesse contexto. Estas organizações não apenas reúnem o que há de melhor em termos de itens artesanais e obras de arte, mas também têm o poder de difundir o nome do município onde estão inseridas por todo o país e, em muitos casos, além fronteiras.

O ditado popular “a união faz a força” se aplica de forma precisa nesse contexto. A Amarti é um exemplo que infelizmente não conseguiu alcançar a utopia idealizada quando foi reativada. A falta de participação efetiva dos integrantes enfraqueceu a entidade, ao invés de torná-la mais popular e atuante.

A entidade será lembrada por suas ações, desde a contribuição nas decorações de Natal, Páscoa e outras datas comemorativas, como por suas integrantes que vestiram as cores da bergamota montegrina para marcar presença em eventos dentro e fora de Montenegro .
A extinção da Amarti representa uma perda não apenas para seus membros e o artesanato local, mas para a arte, a comunidade e, principalmente, para Montenegro. É lamentável uma entidade que poderia ser pilar cultural chegar ao fim

As associações de artistas e artesãos não devem ser apenas um espaço de reunião, mas um ponto de união e fortalecimento de toda uma comunidade. O reconhecimento de seu valor é fundamental para garantir que continuem a prosperar e a enriquecer o cenário artístico e cultural de seus municípios. Montenegro, como a Cidade das Artes, deve refletir sobre esse exemplo.

Últimas Notícias

Destaques