Farroupilhas cavalgam novamente

Neste ano, a Semana Farroupilha está diferente. Há um clima emotivo em cada evento, pelos piquetes e nos salões de baile. As invernadas dançam com mais energia, elevando rostos com sorrisos metálicos de quem tripudia sobre o inimigo. Em 2024 os gaúchos estão se reerguendo tal qual os Farrapos após o Ponche Verde, se reagrupando em comunidade e revendo o que lhes é mais caro. O Rio Grande do Sul recorda os feitos do passado como forma de revitalizar a energia do dia a dia no pós catástrofe climática.

Nada impede que elevemos a alegria das Artísticas, com suas coreografias resgatadas por Paixão Côrtes e guiadas por músicas que atravessam décadas. O folclore é muito forte no Tradicionalismo, tanto que transforma em “gaúcho” cidadãos nascidos em querências distantes. Essa mistura de estilos, nativos, castelhanos, lusos e negros, transformam a Semana Farroupilha em uma “bailanta” que perdura por noites sob a luz de candeeiro. Que riqueza cultural miscigenada que traz satisfação! Como não se elevar enquanto peleja contra a adversidade?

Igualmente representativo, e do gosto da população, as Campeiras carregam um legado fortíssimo. O peão tem relação com esteios da pampa, sendo fundamental na economia. Eles representam as famílias rurais, o agricultor, o pecuarista; e porque não, também personificam os trabalhadores da cidade. Mas quando a soberania do Brasil foi ameaçada, por várias vezes, este gaúcho a cavalo pegou em armas para lutar nas fronteiras cisplatinas. O mapa nacional foi desenhado com sangue daquelas tropas distante do Poder da Corte. Quase esquecidas no meridional, é poético observar que este mapa ficou com a forma de uma cuia de mate amargo.

O Dia do Gaúcho recruta todas essas histórias e lendas para homenagear o Povo contemporâneo, enaltecendo seus aspectos étnico-culturais que concedem essa força impávida do Charrua. Se ontem todos nós choramos, hoje bailamos para diminuir o embrutecimento em nossas faces.

Junto vamos re-erguer o Rio Grande do Sul do barro que restou, e do qual será moldada a esfinge de guerreiros Farrapos; agregando mais uma fachada para modelo à toda terra. Lenços vermelhos e brancos se enlaçarão uma vez mais, partindo em carga de centauros contra o inimigo que foi impiedoso.

Últimas Notícias

Destaques