Ao pensar em uma nação, estado ou cidade, cada segmento da sociedade precisa projetar desenvolvimento acima de crescimento. Este é um aspecto relativo ao coletivo e que tem seu esteio na iniciativa privada. Os governos têm grande parcela de responsabilidade, isso é lógico, ao garantirem infraestrutura que permita a instalação e ampliação da produção e dos serviços. Também está sob seu guarda-chuva o apoio ao empreendedorismo, com incentivos fiscais e qualificação da Educação Pública. E quando o mínimo destes aspectos é alcançado, chega então a ação da iniciativa privada, com trabalho e mobilização.
A ExpoACI 2022 é um momento de reunir quem de fato gera renda e trabalho, criando um ambiente favorável ao conhecimento através da troca de experiências e da divulgação. Eventos como este, que inicia na quarta-feira, têm papel fundamental ao destacar as capacidades e as projeções desta parcela do setor econômico de uma comunidade. Ele é palco de criatividade e mesa para negociações. Tudo com grande poder de estimular os empreendedores, além de, neste momento crítico do País, trazer esperança.
E até mesmo o novo espaço encontrado para a exposição tem valor real ao se relacionar com o desenvolvimento, com a Exposição se instalando em um espaço de educação qualificada. Agora, o conhecimento de fato se funde com o trabalho cotidiano, deixando claro àqueles que insistem em outras pautas, que Educação é o alicerce para todos os demais aspectos sociais, econômicos e humanos.
E seguindo sua missão, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) Montenegro/ Pareci Novo abre as portas do evento. O Fórum do Desenvolvimento Regional estenderá braços em todas as regiões, assinalando a pujança e apontando as necessidades desta, que é uma das principais regiões econômicas do Rio Grande do Sul. E não basta fortalecer, é preciso semear, e neste sentido o Espaço Starters cumprirá uma verdadeira função social. Este é voltado para pequenos empresários e empresas em início de caminhada; que poderão ainda servir de exemplo ao cidadão que visitar a ExpoACI e que ainda não teve incentivo para tirar seu negócio da condição de um sonho.
A Exposição será importante para o que já foi empreendido e para o que ainda será criado em Montenegro, Pareci Novo e demais cidades. E o futuro será o desenvolvimento coletivo.