O discurso a respeito de desenvolvimento e os benefícios que traz à coletividade são retóricos, e assim muito conhecidos por todos. O fator relevante desta tese que ainda não foi totalmente assimilado é da necessidade das iniciativas serem a base da união, da similaridade de pensamentos e objetivos. O projeto ExpoACI vai ao encontro desta necessidade, quando há nove anos as “cabeças” da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/ Pareci Novo (ACI) definiram o crescimento da região como objetivo.
A feira anual, que já entrou no calendário de eventos de Montenegro e no gosto dos cidadãos, ignorou as fronteiras demarcadas nos mapas, e chamou todos para plantar e colher frutos de sucesso. Nesta matemática usada por seus idealizadores há um elemento muito simples, que podemos chamar de cadeia econômica. Não é novidade para ninguém que existe uma ligação em cadeia, como um sistema nervoso central que age em conjunto transferindo energia.
A loja consome da fabrica de embalagens, que abastece sua frota de veículos; ambos pagam salários, e o trabalhador gasta no supermercado, que compra do pequeno agricultor, este por sua vez consome na agropecuária; e assim por diante. A movimentação financeira mexe toda a engrenagem, favorecendo ainda o setor de transporte, de serviços autônomos, e até a indústria do lazer e da cultura.
Então, quando a ExpoACI propõe que empreendedores do Vale do Caí estejam nas ruas centrais de Montenegro, a ideia genial – e ainda assim simples – é todos ajudando todos, e cada um sendo protagonista. Ganha também o cidadão, que passa a conhecer quem investe em sua cidade; prova produtos novos e que talvez nem soubesse que estavam ao seu alcance; e por fim, ele consome em casa. Até mesmo a autoestima de ser morador do Vale do Caí é estimulada, e reflete na pujança dos setores produtivos e comerciais.
Não é parado que se alça voos de sucesso! Precisamos movimentar as redes do social, dando tranquilidade para quem planta, produz e investe, fazendo com que tenha certeza de que não está trilhando nesta estrada sozinho. Com a consolidação da ExpoACI como de importância neste cenário, a partir de agora o Vale do Caí está autorizado a avaliar os resultados coletivos desta iniciativa.