Esperança para o turismo

Nos últimos meses, sobretudo após o embelezamento feito na área do Cais do Porto das Laranjeiras, o local é um dos preferidos pelos montenegrinos e também por visitantes de outras cidades. O pôr-do-sol nas margens do Rio Caí é, certamente, um dos mais belos que temos por aqui. Nas tardes ensolaradas, o local é compartilhado por famílias inteiras e, nas noites de fins de semana e feriados, os jovens se reúnem para sua diversão. O lugar ficou ainda mais visado após o poder público optar por fechar o trânsito de veículos na rua em frente à Câmara de Vereadores aos domingos – uma decisão aprovada pelos frequentadores que, agora, podem deixar suas crianças andarem de skate ou bicicleta tranquilamente por ali. A cooperação da Câmara, em manter o espaço aberto para uso dos banheiros pelo público também é uma medida simples, mas que impacta positivamente na relação da comunidade com o local.

Porém, quem usualmente frequenta o espaço ainda se depara com um prédio histórico ali, ao lado do Poder Legislativo que está abandonado já há algum tempo. Felizmente, a construção, conhecida como o prédio da antiga Aripê, agora tem reacesa a esperança de voltar aos dias de glória. A doação do anteprojeto pelo arquiteto Alexandre Franckzak é passo importante na retomada das discussões sobre a reforma da edificação, que está em situação crítica e já perdeu parte do telhado em 2012. O objetivo é claro: evitar que um pedaço da nossa história vire ruínas.

A edificação, que tem muita relevância para a comunidade, merece retornar aos montenegrinos como um complemento ao espaço de lazer que vem sendo organicamente formatado naquela região. A ideia de um centro gastronômico é um incentivo para que ainda mais pessoas frequentem o Porto das Laranjeiras. E a sugestão de criar a Casa da Citricultura também é uma homenagem mais do que merecida a um dos símbolos da nossa cidade e, além disso, aos produtores rurais, fundamentais à nossa economia. Agora, a expectativa é que o projeto realmente se desenvolva, que se tenha recursos para executá-lo e que seja investido nesse, que pode ser um importante ponto para o desenvolvimento turístico de Montenegro.

Últimas Notícias

Destaques