EsFes presente em toda cidade

Montenegro deve reconhecer a presença da Escola de Formação e Especialização de Soldados – a EsFes – da Brigada Militar (BM) como um grande privilégio. Também apenas pelo fato de esta ser uma das poucas unidades no Rio Grande do Sul onde são formados estes importantíssimos servidores da Segurança Pública; o que coloca a cidade em evidência positiva. Mas especialmente devido ao acréscimo considerável de policiais que todos os anos se somam ao efetivo do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), aumentando nossa sensação de proteção efetiva.

O fator de vivermos em uma comunidade que tem um pouco mais de tranquilidade na comparação com outras, deve ser considerado na lista de atributos positivos. Neste caso, considerado no efeito que traz aos demais setores, como o Econômico, de Saúde, de Turismo e até de Educação. Todos querem empreender e visitar um lugar no qual o medo não é característica cotidiana. Este cenário, de fato, agrega valor, inclusive no ramo imobiliário.

Mas veja que não se trata de viver em um “paraíso” na terra. Há problemas no que tange segurança coletiva e individual, tanto que é preciso investir em empresas de vigilância privada e sistemas de alarme monitorado. Todavia, são raros – ou inexistentes – municípios com estas dimensões e fluxo de pessoas no qual o cidadão pode se dar ao luxo de deixar um carro aberto no Centro, com a chave dentro; ou ficar até tarde em uma noite de verão com janelas e portas abertas. Lógico, nenhuma destas atitudes é correta, tampouco recomendada, pois “dá sorte ao azar”.

A ideia é usar este fator anormal para enaltecer a contribuição da Escola da Brigada em um município da Região Metropolitana. Essa instituição escalou lugar representativo na estrutura social de Montenegro, justificando os parabéns dedicados nestes 50 anos de trabalho.

A Segurança Pública deve estar no topo de prioridades, especialmente na prevenção por meio de investimentos em inteligência e tecnologia. Logicamente, também na valorização dos servidores com salário justo e equipamentos de proteção de suas próprias vidas. Pois a EsFes é a soma destes itens, ao qualificar o Serviço nas ruas; com agentes recebendo conhecimento dos mais experientes oficiais, e com a motivação e valorização destes seres humano que escolhem a Missão nobre de servir e proteger.

Últimas Notícias

Destaques