Em comemoração aos seus 96 anos, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montenegro e Pareci Novo realizou nesta quinta-feira jantar na Sociedade Cultural Pareci Novo, ocasião em que também foi entregue o Troféu Jacob Renner – Empresário Destaque ACI 2017. Iniciativas desta natureza são essenciais para promover o reconhecimento de quem investe a vida para desenvolver Montenegro, o Vale do Caí, o Rio Grande do Sul e o País. O prêmio da ACI elege um nome para ser o símbolo do ano, mas é o conjunto das atividades empresariais na indústria, no comércio, nos serviços e no campo que mantém o Brasil em pé.
A nação patina na lama nos últimos anos porque age na contramão dos empreendedores. Enquanto eles planejam, o poder público vive a apagar incêndios; enquanto o empresariado administra seus recursos financeiros com plena responsabilidade, o Estado tem gasto as verbas públicas sem medir consequências, e a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 são notáveis exemplos neste sentido.
Portanto, reconhece-se aqui a coragem e a resiliência de todos os mais de 220 associados da ACI e dos demais empreendedores locais e regionais, que enfrentam enorme burocracia, uma pesada carga tributária, insegurança, problemas de ordem logística. Se não fossem as atividades das empresas que vocês criaram, não teríamos emprego, o poder público não teria arrecadação e, consequentemente, não se teria dinheiro algum para manter escolas abertas, postos de saúde em funcionamento, policiais nas ruas nem obras de infraestrutura.