Nesta semana, a notícia de que uma criança estaria com meningite deixou os montenegrinos preocupados. Muitos ainda lembram-se do surto da doença na cidade há quase 20 anos. Outros, preocupados com a saúde das crianças, pediram medidas drásticas como cancelamento de aulas. E teve até boatos de que a criança estaria na UTI, o que não se confirmou.
Primeiramente é preciso ficar atento às informações – muitas vezes falsas ou exageradas – que circulam nas redes sociais. Elas alarmam situações que podem ser muito mais simples de serem resolvidas; ou prevenidas. É preciso cuidar com a fonte das informações consumidas. Porém, também é importante saber se precaver em situações que ofereçam riscos.
Sim, a meningite é uma doença preocupante e todo cuidado é necessário. Mas não é o caso de estigmatizar uma família que já está passando por um momento delicado, mas está tomando todos os cuidados possíveis. Superproteção é exagero para combater doenças como essa mas, investir na prevenção básica é bastante necessário.
E as dicas são as mais clássicas: lavar bem os alimentos, ter uma boa higiene pessoal, manter o ambiente bem arejado e, claro, o esquema de vacinação em dia. A imunização correta evita, além da meningite, inúmeras outras doenças que podem ser bastante graves. Também é preciso ficar atento aos sintomas que podem indicar a doença e, em caso de suspeita, encaminhar a criança ao sistema de saúde para diagnóstico e o tratamento adequados.
São cuidados básicos, mas que podem salvar vidas de crianças e adultos. Além disso, prestar atenção às notícias veiculadas por meios com credibilidade e pelo próprio setor de saúde do município são atitudes eficazes para garantir informações corretas sobre casos suspeitos de doenças preocupantes.