Direito e cidadania

Em 2024 teremos outro evento cívico que caracteriza fortemente a Democracia e a Liberdade que lhe caracteriza. As eleições municipais, para o Executivo e Legislativo, são basicamente “da porta de casa”, pois é na Prefeitura e na Câmara de Vereadores que o primeiro o cidadão vai para exigir seu direito. Ainda que a questão demande também junto ao governo estadual ou federal, o primeiro escalão de autoridade é da cidade. Assim se define claramente a importância que esse pleito tem à coletividade.

Contudo, o processo eleitoral começa pela responsabilidade do cidadão, logicamente votando no dia definido, mas também por estar em dia com a Justiça Eleitoral. Para facilitar nossa vida este órgão se modernizou, implantando a Urna Eletrônica, se tornado acessível pelo meio digital e, mais recentemente, adota a identificação pessoal pela impressão digital, a chamada Biometria. Facilidades, sobretudo, para agilizar o momento do voto.

Ainda em perseguição à modernidade e de se tornar “pop” e “top” surgiu o programa “Justiça Eleitoral Presente”. Basicamente é o Eleitoral saindo do Cartório para encontrar o eleitor em sua cidade, praticamente em casa.

A descrição do Programa mesmo aponta como objetivo mitigar as tradicionais longas filas do período final de atendimento. Considerando que fila é um gatilho para o esgotamento da paciência de muitos de nós, essa deve ser considerada uma facilidade imensa. A Justiça reconhece os dias atribulados que vivem os brasileiros, sempre mais e mais compromissados, com impressão que o relógio acelerou ou perdeu minutos.

Então, moradores de Pareci Novo, São José do Sul, Brochier e Maratá; não fiquem fora do “esquenta” para a Festa da Democracia. Deixe sua situação eleitoral em dia, evite filas, e evite ficar de fora da escolha daqueles que comandarão e fiscalizarão teu município. Este é teu direito!

É equivocada a ideia que não pode reclamar quem anulou ou justificou seu voto. Os eleitos são representantes de todos e devem responder a todos; haja visto que os direitos e necessidades destes seguem intactos, logo, podem sim exigir o quanto quiserem. Uma presença elevada no pleito faz crescer a responsabilidade dos vencedores, e é um momento de manifestação de suas ideias a respeito do que acreditam ser melhor para sua comunidade, mesmo que seu candidato não tenha vencido. Votar é apenas um dos grandes momentos da cidadania, mas certamente o mais decisivo.

Últimas Notícias

Destaques