Demandas do Vale

Desenvolvimento regional é, sem dúvida, um dos mais importantes temas a serem tratados pelas autoridades do Vale do Caí. Quando se pensa em crescimento coletivo, implica a união de forças para que sejam atacados pontos cruciais na formação das nossas cidades. Investimentos em saúde, educação, o turismo, agricultura, tecnologia e infraestrutura fazem muito mais sentido se forem pensados coletivamente. Não há desenvolvimento local eficaz sem que o entorno também seja planejado e fortalecido.

É impossível pensar em melhorar a agricultura sem que a infraestrutura das estradas seja aprimorada. E isso não se pode fazer apenas em nível local. É necessário que todos os municípios enfrentem esta questão. E esse é apenas um exemplo de como se pode, coletivamente, fornecer mais qualidade de vida aos cidadãos da nossa região. Se um município cresce e leva consigo seus vizinhos, então todos têm mais força para amplificar investimentos em todos os setores e fomentar a economia local.

O planejamento em longo prazo favorece um desenvolvimento regional mais forte. Planejar o Vale até 2030 é dever dos líderes políticos da região e uma garantia à população de que há um caminho a ser seguido em direção ao crescimento. As ações em prol dos pontos mais vulneráveis tornam-se projetos de Estado, e não mais ações governistas e eleitoreiras. Deixa-se de pensar em uma próxima eleição para que, conjuntamente, sejam focados planos para a melhoria das comunidades e, o que é mais importante, com a participação da sociedade, ouvida em audiência pública e chamada a debater aquilo que considera de maior urgência para melhorar a sua qualidade de vida. O papel dos poderes públicos, mais do que garantir que os cidadãos tenham acesso a direitos e cumpram seus deveres, é buscar a boa convivência social, com garantia de atendimentos de qualidade nas áreas mais importantes da vida.

Que, juntos, possam crescer e desenvolver o Vale em uma mesma direção: a da qualidade de vida, através do desenvolvimento sustentável, coletivo e constante.

Últimas Notícias

Destaques