Entre todos os temas recorrentes ligados a saúde humana, o dia 9 de março está reservado para que o mundo fale a respeito dos Rins. Não é possível, na verdade é até errado, classificar os órgãos de nosso corpo por importância. Todos são fundamentais à vida, sendo nossa responsabilidade cuidar deles. Mas dos rins se pode dizer que são daqueles ainda insubstituíveis.
Pequenos e escondidos, através de seu trabalho de filtrar o sangue afetam uma série sinais e funções vitais. A Pressão Arterial é uma dessas que podem ser alteradas devido ao mau funcionamento destes órgãos – um deles ou os dois. E diante de sua falência, a única alternativa é o transplante de órgãos, que ao menos, graças aos avanços da medicina, dão uma vida normal ao paciente.
Inclusive, é bom alertar, que os sintomas de mau funcionamento pressupõe doenças graves e de risco de morte. Assim, não devem ser ignorados! São sinais de busca por ajuda médica para descobrir o que há de errado com seus rins, que são extremamente sensíveis.
Todavia, antes de momento derradeiro de se tornar um doente renal há posturas saudáveis que podem evitar a enfermidade. Primeiramente: beba muita água. Nos dias corridos e com opções de líquidos pouco saudáveis, é normal que nos esqueçamos de beber água pura com frequência e em quantidade que tragar de fato benefícios ao corpo. A água também chega ao nosso sangue, assim como passa pelos rins quando a caminho da bexiga.
Seguindo na mesma linha de orientações comuns e repetidas está a alimentação saudável. Uma dieta a base de ultraprocessados, produtos artificiais e refrigerante é venenosa para todos os órgãos, e, especialmente, sobrecarregando os rins em sua função. Outro erro é o excesso de sal nos alimentos. Nem tanto açúcar, nem tanto sal.
Moderação é a palavra de ordem! Pois essa se aplica, e muito, quando se aborda o item bebida alcoólica. O exagero neste consumo expõe o sistema renal aos efeitos da uma substância fortíssima, e que precisa ser separada do sangue. Some ainda o cigarro e drogas ilícitas, sem uma rotina de atividade física, e estará à porta de um quadro de doença renal. A medicina faz a parte dela, inclusive com alertas como deste dia 9, mas seu corpo é sua responsabilidade.