Cuidados individuais, impacto coletivo

O período chuvoso associado às temperaturas ainda elevadas é prato cheio para o desenvolvimento de insetos, sobretudo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A confirmação de novos casos em Montenegro e o crescente número de mortes pela doença no Rio Grande do Sul acendem um alerta. É preciso redobrar os cuidados. No ano passado, o Estado registrou 54 óbitos por dengue. Em 2024 já são 36 vítimas fatais, que levaram o Estado a um decreto de emergência. Ainda na via da saúde, inicia, na próxima semana, a vacinação contra a Gripe aqui na região. As imunizações têm como objetivo reduzir os casos graves da doença, e ocorrem conforme grupos prioritários, com vacinas distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. O início do outono e a possível entrada de frentes frias na região amplificam casos de doenças respiratórias, como gripes, resfriados e a própria Covid-19 que, embora tenha passado o período pandêmico, ainda segue sendo preocupante.

Nessa quarta-feira, 20, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou preocupação com a situação. Ela afirmou que a concomitância de casos de dengue e gripe comum pode pressionar o sistema de saúde de diversos municípios e estados do País. A fala da ministra destaca os fatores climáticos como eventos importantes para a disseminação viral.

Os cuidados para ambas doenças já são velhos conhecidos de todos: contra a gripe, a imunização está no topo da lista, seguido de boa higiene, manutenção de hábitos saudáveis, como boa alimentação, prática de exercícios físicos e hidratação adequada. Além disso, caso haja indicação, é importante utilizar máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar; evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas. Já contra a dengue, os cuidados são mais coletivos do que individuais. Eles consistem na remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos; vedação dos reservatórios e caixas de água; desobstrução de calhas, lajes e ralos e a participação na fiscalização das ações de prevenção e controle do mosquito.

Últimas Notícias

Destaques