Crianças precisam de tudo, hoje

Neste Dia das Crianças a comemoração também precisa ser permeada por reflexão. Há muito para se avaliar no presente, a respeito da educação humana e intelectual que entregamos e sobre o planeta que estamos preparando. Nada de “elas são o futuro”, pois estão aqui para serem respeitadas e protegidas hoje. Será também um ótimo momento para espiarmos os pecados cotidianos, reconhecendo os maus exemplos de adultos aos quais as submetemos todos os dias.

As páginas 6 e 7 desta edição, em matéria especial da jornalista Clarice Almeida, trazem exemplos positivos que permitem ter esperança. A cada nova geração que chega, aquela que foi superada tende a profetizar um declínio da humanidade, repetindo o mantra de que ‘no seu tempo que era bom’, as coisas eram diferentes e as jovens eram mais bem preparadas para a vida adulta. Não parece ser verdade, haja vista que seguimos no caminho das crises, econômica, climática e humanitária; sem falar naquelas no âmago pessoal.

Cada geração desperta os elementos que serão as características do seu tempo, não sendo uma delas melhor ou pior que a outra. Parece claro que uma postura importante neste cenário é valorizar o que os jovens têm de melhor, e desta forma instigar neles a inquietude para melhorar o mundo a sua volta. Somente criticar não colabora para qualificar o intelecto destes cidadãos.

Assim chegamos ao ponto do debate alicerçado nas atitudes dos pais da reportagem, pois estes começaram hoje a mudança. Inclusive, antes de jogar responsabilidade na escola, mais exatamente nos professores, tenha consciência que você é o exemplo e que pode fazer a diferença. Comece a mudança de chave em casa, alcançando aos seus filhos oportunidade de desenvolverem seu caráter baseado em valores reais.

Aspectos humanos, como intelectualidade, fraternidade, humildade, cidadania, precisam de referência cotidiana para ser absorvidos e fixados. Uma muito importante é colocar um livro na mão de uma criança, não necessariamente substituindo o “tablet”, mas somando à tecnologia para criar a certeza que o conhecimento é o caminho às mudanças. No Dia das Crianças dê brinquedo, livro e respeito como presente, pois o cérebro em desenvolvimento não é vazio, mas é facilmente corrompido pelos desagrados.

Últimas Notícias

Destaques