Cor-de-rosa forte

A cor rosa costuma ser associada ao feminino, à ternura, à beleza e a tantas outras características inerentes ao sexo feminino. Ao rosa também cabe atribuir o simbolismo de força, garra, coragem e sororidade. Não é ao acaso que uma cor tão forte e vibrante é usada para alertar às mulheres sobre a importância de cuidar de si e da sua saúde.

A campanha Outubro Rosa tem a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e outras doenças. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática. A mobilização visa também a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde de modo geral, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo tratamento de qualidade.

Para quem já enfrentou o câncer de mama, outubro também é o mês para celebrar a vida e partilhar informações sobre a batalha que conduziu à vitória. O Grupo Amigas do Peito, da Unimed, é um exemplo dos movimentos criados na região do Vale do Caí para abraçar mulheres que enfrentaram ou ainda passam pelo desafio de encarar o câncer. Mas não se engane: no Grupo não cabe tristeza ou lamentação. As vitoriosas partilham palavras de esperança e incentivo com quem ainda está “atravessando a ponte”, mostrando a elas que é possível concluir a travessia e chegar ao outro lado ainda mais forte do que pensavam ser.

A empatia entre as mulheres também tomou conta da região: rodas de conversa e ações especiais são registradas nos municípios, a fim de não deixar o outubro passar em branco. Em Maratá, o Outubro Rosa começou a ser pensado já em janeiro. Neste sábado, 8, a Cervejaria GoldBier abrirá suas portas para mostrar que prevenção e solidariedade podem, sim, ser “conversa de bar”. Uma cerveja cor-de-rosa será comercializada e o valor arrecadado será doado para o IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul). É hora de vestir e beber da cor da vitória! 

Últimas Notícias

Destaques