Conhecimento em prol da sociedade

O conhecimento é propulsor de uma sociedade mais justa, desenvolvida e igualitária. Através da união entre sabedoria e criatividade é possível chegar a lugares que jamais imaginaríamos. Para isso, basta dar condições e espaço para que múltiplas idéias floresçam e possam ser valorizadas. É isso que ocorre em espaços de pesquisa e aprendizagem.

No último final de semana, dois grandes exemplos mostraram como é possível ouvir as idéias que vêm desde a mais tenra idade: no Ginásio do Campo do Meio, alunos da rede municipal de Montenegro apresentaram projetos de pesquisa nas mais diversas áreas. Movidos pela curiosidade e impulsionados pela sabedoria dos mestres, desenvolveram estudos que aliam a teoria à experiência prática. Nas escolas, mesmo nos mais pequenos, essa iniciativa planta a sementinha da ciência que, para além dos laboratórios, tem como objetivo ajudar os alunos a aprenderem a identificar problemas e pensar em formas de solucioná-los. Sem dúvida, uma habilidade necessária à vida adulta e que pode gerar múltiplos frutos: assim se formam pesquisadores, mas também médicos, agricultores, empresários, artistas e, acima de tudo, cidadãos aptos a tornarem o mundo um lugar melhor de se viver.

Nessa mesma toada, de buscar soluções aos problemas cotidianos, estudantes montenegrinos participaram do Hackathon, ação do Fórum de Desenvolvimento Regional junto à 7ª ExpoACI. Nesta atividade, alunos de seis instituições apresentaram aos empresários locais propostas de soluções para o Vale do Caí. Pautados nas suas visões do que é necessário à região, esses jovens visionários provaram que têm muito a contribuir com nossos municípios. E o interesse do empresariado em aliar-se à educação aponta para um caminho fundamental ao crescimento: a junção de esforços em prol da comunidade. Afinal, o conhecimento se produz na escola, mas se aplica no coletivo.

A produção do conhecimento é pautada pelas necessidades sociais que, muitas vezes, não chegam sequer a ser valorizados. O ensino deve atender os anseios da população – desde os mais efêmeros até as mais profundas agonias de um povo. A sabedoria que parte do cidadão volta pra ele mas, para que o ciclo seja completo, há de se valorizar todos os setores envolvidos neste processo.

Últimas Notícias

Destaques