Pode parecer retórico falar de Educação criativa e com foco na experimentação, unindo conhecimento científico e empírico com valorização da comunidade onde vive o estudante. Mas não deveria parecer repetitivo salientar os benefícios desta missão. Na verdade, cada vez que se enaltece o trabalho dos professores e a capacidade dos alunos, essa é uma postura de reafirmação da importância da escola; praticamente uma homenagem.
As coberturas jornalísticas de eventos como FeRural e FeUrbana têm ainda o propósito de, através do exemplo, manter acessa a certeza desta importância fundamental. Diante de momentos de obscurantismo em relação às instituições, sobretudo públicas, assim como desprezo à academia, é preciso erguer a bandeira em defesa do conhecimento científico.
A liberdade para perguntar e para ensinar, ou simplesmente orientar pelos caminhos da sabedoria, precisa ser preservada no alicerce da construção humana e intelectual dos jovens. Uma valorização que resulta em estímulo aos pesquisadores experimentais, que assim têm certeza que estão no caminho correto. Estes cidadãos, contudo, não usaram uma máquina do tempo para viajarem do futuro, sendo que devem ser respeitados e assistidos hoje.
Este fator explica a importância das feiras científicas escolares, ao colocar a criança e o adolescente como um ser ativo de sua comunidade. Entre os muitos aspectos do sistema de ensino apregoado pelo educador Paulo Freire está aquele que propõe situações desafiadoras que os estudantes devem resolver. Literalmente é o aprender na prática; sem desconsiderar as características sociais e humanas na qual cada indivíduo está inserido.
Nada é limite, mas sim definidor do problema, do método e do objetivo. Já o resultado pode não ser aquele planejado, e até mesmo no trajeto da pesquisa alguns conceitos podem ser alterados pelas circunstâncias. Nada diferente da Ciência realizada no âmbito profissional, pois ela também ensina a ser flexível e aberto a sugestões e críticas. O resultado da Ciência em sala de aula é vista nas exposições, com projetos surpreendentes aos olhos mais pessimistas. Por fim, além da nota escolar, o método constrói caracteres de cidadão independentes, positivos e confiantes.