Censo é o direito de ser visto

Para que possa funcionar de forma coletiva um país precisa se conhecer. É fundamental para implementação eficaz de políticas públicas, em atendimentos aos variados seguimentos e camadas sociais, que tenhamos uma noção mais próxima da realidade de quantos brasileiros somos hoje. Essa é a missão do Censo Demográfico. Basicamente, contar a população brasileira e quais faixas etárias são as mais densas.

Os recenseadores estão nas ruas, da cidade e do campo, em caminhadas árduas, batendo de porta em porta. É como se o próprio Estado nacional estivesse indo conhecer sua gente. De forma mais lúdica, desde 1º de agosto está sendo feita uma grande “selfie” na qual todos os brasileiros precisam se postar para sair na foto; e quem está organizando a pose é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apenas por essa informação a respeito de instituição de tamanha idoneidade já fica certificada a segurança do processo e sigilo quanto as informações pessoais do cidadão. O processo digital evita cópias e não invade pessoalidades. Assim, não há argumento que sustente uma recusa de alguém em cumprir sua responsabilidade no processo.

Pois que seja evidenciado que a triangulação do Censo também inclui a população. O levantamento somente será competente se cada um dos brasileiros fizer a sua parte, recebendo o recenseador e respondendo corretamente, sem subterfúgios, o questionário. Assim, o retrato do Brasil servirá de fato como alicerce ao desenvolvimento da Nação, como arquivo confiável, norteador dos investimentos.

Outro fator que deve ser destacado é que estes dados – de forma generalizada – servem as ações públicas e privadas. Não apenas os governos precisam se valer da densidade demográfica. Empresas, comércio, serviços, setor imobiliário e transporte, ao lado de outros empreendimentos da iniciativa privada, se valem da contagem das pessoas, sua idade, escolaridade e situação econômica para definir onde investir. E esta é uma tese simples, sobre saber qual o potencial, mazelas e possíveis interesses de uma comunidade.

O Censo é a própria cara do Brasil através da confirmação de quem são os brasileiros. Com o Censo não haverá quem tenha coragem de dizer que não sabia o tamanho de sua comunidade.

Últimas Notícias

Destaques