Em meio a um período de greve dos caminhoneiros que está impactando vários setores da economia, ocorre a 19ª Abertura da Safra de Citros 2018. O tradicional evento é destaque na agenda desta sexta-feira, na localidade de Calafate, interior de Montenegro. Nessa ocasião, é comum os comentários sobre as melhorias nas estradas do caminho que leva até a propriedade que abriga o evento. Não raro, há observações e até piadas de que o produtor que sedia a abertura é um felizardo, pois normalmente passa a contar com acesso e estrada em melhores condições de tráfego. Vale ressaltar que as vias deveriam estar em boas condições sempre, pois são fundamentais o escoamento da safra.
E é por esse aspecto, o de transporte da produção, que o cenário em que o país se encontra também deverá ser lembrado nas rodas de conversas e discursos durante o evento desta sexta-feira. De forma direta ou indireta, os produtores rurais também sentem o aumento dos combustíveis. Por isso, embora os transtornos que a paralisação dos caminhoneiros provoque, tem o apoio de boa parte desses trabalhadores.
Os problemas de abastecimento, começando pelos postos de gasolina e se estendendo a outros produtos, confirmam a influência dos preços dos combustíveis em vários setores. Naturalmente, se eles estão altos e com reajustes frequentes, os demais produtos também se tornam cada vez mais caro. É o efeito cascata. Com os citros não é diferente. Desta forma, além de melhorias nas estradas, a redução no preço dos combustíveis também preocupa e deverá estar na pauta do evento.