Beba com moderação

Reservar tempo para diversão e lazer deve – ou pelo menos deveria – fazer parte da agenda de qualquer cidadão que busca viver de forma saudável. As formas de se divertir, no entanto, são muitas e variam principalmente conforme a educação e o estilo de vida de cada um.

Certamente, depender do consumo de bebida alcoólica não é a melhor forma de se divertir. Um guia prático de orientação sobre o impacto das bebidas alcoólicas na saúde da criança e do adolescente, lançado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, traz um dado preocupante: a ingestão precoce de álcool é uma das principais causas de morte de jovens de 15 a 24 anos no mundo.

O estudo alerta para um problema que causa muitos outros, pois o alcoolismo influencia negativamente no desempenho na escola, no trabalho, nas relações familiares, com os amigos, enfim, com a sociedade.

Preocupa também a faixa etária, mostrando que o consumo inicia ainda na adolescência, embora a legislação proíba a venda de bebida alcoólica a menores de 18. O que demonstra que a lei de nada adianta se não houver fiscalização e, principalmente, conscientização
A mudança desse cenário passa por uma educação com pais presentes na formação de valores e dando bons exemplos aos filhos. Infelizmente, porém, não raro se vê o contrário, com pais consumindo bebida alcoólica exageradamente na frente dos menores, sem qualquer pudor. E, pior ainda, estimulando-os a beber também, com se este consumo fosse um rito de passagem para a vioda adulta. A única palavra capaz de definir esta situação é “irresponsabilidade”.

Últimas Notícias

Destaques