Avanços no trânsito

Pelo segundo ano consecutivo, os proprietários de veículos automotores, exceto motocicletas e ciclomotores, serão beneficiados com a redução do valor do seguro obrigatório DPVAT. Em relação a 2017, o recuo a partir de janeiro de 2018 será de 35%. A conta que antes saía por R$ 63,99 agora vai custar R$ 42,00 para carros de passeio. No ano passado, o valor já havia caído 37% ante a 2016.
Os dois cortes nessas despesas foram consequência da redução de acidentes, que ainda são muitos, porém estão em curva descendente nos últimos anos. É interessante ver o brasileiro tendo que desembolsar menos dinheiro porque melhorou seu comportamento no trânsito. É mais um exemplo de que a educação é capaz de transformar o País.
Neste contexto, é bem-vinda a confirmação de que as lombadas eletrônicas gerenciadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deverão voltar a funcionar nos próximos meses, não apenas em Montenegro, mas em outras cidades próximas. Se hoje se percebe queda nos índices de acidentes, é porque ontem se intensificou a penalização a infratores. A retomada das multas é essencial para que a imprudência continue a perder lugar para a consciência. Trânsito mais seguro é conquista e temos de progredir ainda mais nesta direção.
Do governo estadual, espera-se agora a efetiva recuperação do trecho urbano na RSC-287 e uma medida que torne mais segura a travessia de pedestres e também de carros entre um lado e outro da cidade. José Ivo Sartori se encaminha para o último ano no comando do Palácio Piratini e deve este investimento ao Vale do Caí.

Últimas Notícias

Destaques