Alimento ao corpo e à alma

Está muito clara a relação entre Fraternidade e Fome. Especialmente se os Cristãos seguirem a versículo de Mateus 14:16, na palavra de Jesus, “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Também através desta palavra, adotada como lema da Campanha da Fraternidade 2023, fica claro que estamos e nossa responsabilidade com os irmãos. Em verdade, é impossível que se considere uma mulher ou um homem de fé quem não se sensibilizar com aqueles que passam necessidades. Este é um ensinamento que está na base do Cristianismo, sendo um caminho à Salvação Divina, ainda que não deva ser este seu único fim. Também é uma premissa que independe de fé, religião ou postura religiosa. Ela é do ser humano!

A realidade diária é de 33 milhões de brasileiros em insegurança alimentar grave, dentro de uma nação que se orgulha de ser grande produtor mundial de alimentos. Parece sem lógica se analisado de forma fria. Mas é fato que, o maior potencial desta colheita serve para exportação, o que também é fator de elevação dos preços internos. Esta realidade acentua a pobreza ao negar acesso à cesta básica, seja pela exclusão do mercado de trabalho e do social, seja pela baixa renda.

Enquanto aguardamos políticas públicas que garantam o direito à comida, é nossa responsabilidade estarmos unidos e fraternos. Dividir o pão não deveria ser considerado virtude, mas uma característica fundamental humana. Postura essa que nos é comum na infância, mas que o mundo e suas vicissitudes nos arrancam ao longo do tempo. Então, devemos voltar à nossa tenra idade, e reencontrar dentro de nossa alma o amor pelo irmão. Mas lembre-se, que a Campanha da Fraternidade não fará isso por nós. A ação da Igreja Católica é um estímulo, um lembrete que nossa missão é ser afável, é ser afetuoso, é seguir os preceitos de Deus.

Estamos na Quaresma, tempo de reflexão a respeito do sacrifício ao qual Jesus se submeteu para salvar a todos seus irmãos. Então devemos também refletir sobre nossa postura com o próximo e foca em dar comida aos que têm fome. Novamente, “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Últimas Notícias

Destaques