Entra ano, sai ano e a RSC-287 sempre volta a ser tema de debates e dores de cabeça entre motoristas, pedestres e autoridades. Se a construção das rótulas – e travessias elevadas – foi um grande passo para quem precisa atravessar a pista no perímetro urbano de Montenegro, a condição da via, por outro lado, é precária em muitos pontos. Esse definitivamente não é um problema recente. Por inúmeras vezes, o Ibiá já noticiou os riscos causados por buracos, falta de acostamento e falta de corte no mato das laterais da pista.
O trecho do Muda Boi, por exemplo, um dos mais problemáticos, já é conhecido pela falta de segurança aos transeuntes. Mesmo com alguns remendos na rodovia, a precariedade da pista exige uma operação de vulto, com recuperação total do asfalto – um compromisso da concessionária que agora administra o trecho. Essa é uma promessa ainda para o próximo semestre – pelo menos uma reabilitação inicial do trecho. Mas é algo que, aos cidadãos que utilizam a via com frequência, urge pelos prejuízos causados e pela falta de segurança no deslocamento. Além disso, outros pontos da rodovia também apresentam defeitos que comprometem o trânsito e causam prejuízos aos motoristas. É o caso do Panorama, com grandes buracos no acostamento, falta de sinalização e de passarela aos pedestres.
A informação da Caminhos da Serra Gaúcha, que administra a rodovia, é de que serviços como roçada, ambulância, guincho, sinalização em caso de acidentes já estão em operação desde 1º de fevereiro, quando iniciou de fato o período de concessão. Além disso, eles garantem que essas aflições dos montenegrinos em relação à RSC-287 estão na lista de prioridades e devem ser logo atendidas. Nos cabe confiar e cobrar para que a trafegabilidade melhore, já que a iminência do pedágio tornará ainda mais caro transitar por aqui.