Água Para Sempre

A água vem sendo assunto recorrente nas páginas do Ibiá. Seja pela seca, que castiga nosso Estado; pelas atitudes inovadoras para economizar e reaproveitar o bem precioso; ou pelos transtornos sentidos pela população quando o recurso natural não chega às casas com o qualidade esperada. Água é sempre assunto relevante porque sem ela não sobrevivemos e, ao contrário de tantos outros importantes recursos, para a falta dela, não há medida que resolva além de contar com a força da natureza. E nós não temos contado, na medida do que necessitamos, nos últimos anos. É para abordar esse grave problema e conscientizar a população do uso racional do recurso hídrico que o Ibiá lançou, em todos os seus canais, o projeto “Uso Consciente, Água Para Sempre”.

São ações simples as que incentivamos em matérias, cards e vídeos. Coisas que todos nós podemos fazer e que pouco interferem na rotina. A soma desses atos simples, porém, pode representar um avanço para tempos em que a água seja um recurso utilizado com mais responsabilidade e que, a todo o Verão, não sejamos expostos ao risco do racionamento. Diminuir alguns minutos no banho, tratar a água das piscinas (mesmo as de plástico) para não ter de substituí-la com frequência, deixar de lavar carro e calçadas, reaproveitar a água da máquina de lavar. Há necessidade de escovar os dentes com a água correndo na torneira? Ensaboar a louça suja também não precisa ocorrer com um bem tão precioso escorrendo pelo ralo, né? Ninguém está pedindo para deixar de molhar sua grama e plantas, mas, existem meios para mantê-los saudáveis sem que a mangueira fique por vários minutos desperdiçando água, que muitas vezes corre para o asfalto sem uso algum.

Nós gaúchos não conhecemos a seca nordestina. A falta de água que deixa municípios vazios, porque sua gente vai embora sem comida, às vezes deixando ossadas de animais mortos – de sede – pra trás e antigas lavouras abandonadas porque de lá nada mais tiram do solo. Talvez por não vivenciar uma realidade tão trágica, alguns de nós não compreendam a relevância de consertar uma torneira com defeito apenas para economizar algumas gotas. Mas não podemos mais esperar. A seca nos exige que aprendamos a valorizar a água. Se seguirmos desperdiçando, podemos não ter no futuro. Não se esqueça! Uso Consciente, Água Para Sempre!

Últimas Notícias

Destaques