A ressurreição

A Páscoa tem o poder de fazer surgir nas pessoas o sentimento de esperança, de renovação, de ressurreição. A sensação de que, mesmo quando tudo parece perdido, ainda há possibilidades que se abrem. Sempre existem recomeços e renascimentos. Essa é a grande mensagem da Páscoa. Para além de crenças religiosas, o ressurgir da esperança alcança o cotidiano da comunidade das mais diversas formas.

Na cobertura feita essa semana, pelo Ibiá, das atividades de Páscoa em Montenegro, voltadas especialmente às crianças da rede municipal de ensino, na Estação da Cultura, chamou à atenção a fala de uma educadora que lá levou seus alunos. Ela falou sobre como é positivo ver o local decorado e preparado para uma atividade assim, que mesmo de forma simples, porém presencial, integra os estudantes e oferece o clima de Páscoa à cidade e às crianças. Depois de tanto tempo com as escolas fechadas e alunos aprendendo como conseguiam, em suas casas, isolados dos colegas, vê-los na seguir a “trilha do coelho” na lúdica atividade é, nas palavras dela uma “ressurreição”.

Estamos assistindo muitas atividades ressurgirem. Os municípios voltaram a realizar suas festas e, a cada final de semana, vemos atividades reunirem as comunidades. O tratoraço de Serra Velha, o rodeio em Brochier e as celebrações de Páscoa em Montenegro e na região são alguns dos exemplos recentes. A Gutes Fest, de São José do Sul vem aí nos próximos dias. São, sem dúvida, exemplos de comunidades que renascem, que recomeçam, após tempos difíceis.

Todos esses eventos se juntam à movimentação rotineira nas cidades, que já é completamente diferente da observada meses atrás. Isso traz o óbvio, necessário e urgente aquecimento da economia local – nosso comércio, os bares e restaurantes sobrevivem e geram empregos por isso – mas também age pela auto-estima das pessoas que aqui vivem. Esta é uma Páscoa difícil do ponto de vista econômico, sobretudo pela inflação que reduz muito o poder de compra da população e gera insegurança. Vemos as famílias apertarem o cinto, mas tentarem manter a tradição, apesar das dificuldades. Porém, esta também é uma Páscoa mais feliz, mais lúdica e de muita esperança.

Que o exemplo de Jesus nos faça renascer para a vida em comunidade, onde todos são iguais!

Últimas Notícias

Destaques